As melhores contratações da história
No início das temporadas, as equipes se reforçam contratando novos jogadores visando um sucesso maior na temporada, e esses novos jogadores são uma caixinha de surpresas, nunca se sabe se ele irá bem ou mal pelo novo clube. Mas nesse artigo, você verá as contratações de jogadores que chegaram a novos clubes e simplesmente destruíram, vencendo títulos, sendo peças fundamentais dos esquemas e até mesmo virando ídolos. Essas não são todas as grandes contratações, mas são umas das mais recentes e principais, então, veja quais selecionamos.
Luis Suárez – Barcelona
No ano de 2014, o Barcelona estava fazendo uma reforma no seu elenco, e buscava vencer sua primeira Champions League depois da era Guardiola, e para formar seu novo elenco, foi até Anfield e buscou o uruguaio Luis Suárez, que havia se destacado pelo Liverpool, clube que jogou de 2011 a 2014.
Mas foi na temporada de 2013/14 que o atacante teve seu auge nos Reds, Suárez marcou 31 gols e deu 19 assistências em 37 jogos, e todos esses gols foram marcados em apenas 33 partidas da Premier League, números brutais para qualquer atacante pelo fato de estar na liga mais difícil do mundo.
O bom desempenho chamou atenção do Barcelona, que na janela antes da temporada 2014/15, contratou o atacante por 65 milhões de Libras, e o retorno foi muito imediato.
Formando um trio de ataque com Messi e Neymar, que ficou conhecido como ”O trio MSN”, Luis Suárez foi peça fundamental naquele barcelona, que viria a conquistar a Champions, com o atacante marcando 7 gols e 3 assistências em 10 partidas na competição europeia, e um desses gols, foi na final, naquele histórico jogo em que o Barcelona venceu a Juventus por 3 a 1, foi Suárez que marcou o gol que desempatou a partida quando ela estava em 1 a 1. Mas no geral, naquela temporada, foram 24 gols e 23 assistências em 42 partidas, números impressionantes e invejáveis.
Após isso, teve a seguinte temporada como a principal de sua carreira. Apesar de o sucesso coletivo do Barcelona não ter sido o mesmo, o craque uruguaio teve um desempenho atual assustador, foram 59 bolas na rede e 24 assistências em apenas 53 jogos, atuações que renderam o prêmio da chuteira de ouro ao jogador.
Teve mais algumas boas temporadas, mas após a crise no Barcelona, o jogador foi vendido ao Atlético de Madrid, mas seus anos na Catalunha foram mágicos, com certeza ele está eternizado na prateleira de ídolos do Barça e também, na das contratações mais certeiras da história.
Johan Cruyff – Barcelona
Esse próximo jogador dispensa apresentações, um dos maiores e melhores da história, revolucionou o Ajax com o futebol total, venceu 3 Champions Leagues consecutivas com o time holandês, além de vários títulos nacionais pelo clube.
Mas não iremos falar de sua vitoriosa carreira no Ajax, mas sim, de outra parte da sua trajetória, quando, em 1973, ficou indignado quando numa votação dos jogadores do Ajax para escolher quem seria o capitão do time na temporada, o escolhido foi Piet Keizer, então, o revolucionário foi a Barcelona para trabalhar com seu antigo treinador Rinus Michels.
Assim que chegou Cruyff chegou à Catalunha, o Barcelona mostrou diferenças drásticas no seu estilo de jogo, já que, Michels e Cruyff traziam a revolução dentro de si, e fizeram o Barcelona sair de uma fila de 14 anos sem ser campeão espanhol, feito que foi incrível em meio a uma era controlada por times como Real Madrid e Atlético de Madrid.
Mas o que destacou a passagem de Cruyff no Barcelona, não foram os títulos, mas sim a herança deixada por ele, se o Barcelona tem essa cara que vemos hoje, de futebol envolvente que engole seus adversários, é tudo culpa de Cruyff, que também foi ídolo como treinador, levando a equipe Culé ao primeiro título de Champions.
O mais curioso, é que o Barcelona pagou apenas 1 milhão de Euros pelo craque, que foi a contratação mais cara da história na época. Cruyff revolucionou o futebol e o Barcelona, é ídolo máximo no clube, e já tem o nome gravado como um dos melhores jogadores da história, e por toda essa revolução que ele fez na Espanha, está como uma das melhores contratações da história.
Cristiano Ronaldo – Real Madrid
Chegamos ao que foi sem dúvidas, a maior e mais certeira de todas as contratações que já ocorreram, que foi a chegada de Cristiano Ronaldo ao maior clube do mundo.
Após ter anos de ouro com Ferguson no Manchester United, o jovem Cristiano tinha feito grandes temporadas, já era campeão de Champions League, Premier League e tinha sido eleito o melhor jogador do mundo em 2008, o que chamou muito a atenção do Real Madrid, que queria voltar a vencer a Champions pela primeira vez desde 2002.
Os Merengues então, desembolsaram 93 milhões de Euros, sendo naquele momento a maior contratação da história do futebol, e Ronaldo chegava a Madrid com status de craque.
Os primeiros anos foram um pouco abaixo do esperado, coletivamente falando, o melhor ano foi o de 2012, quando o Real fez 100 pontos e levou a La Liga, mas o auge do português no Real até então, foi e 2013, quando ele marcou brutais 69 gols e levou a bola de ouro para casa. Mas apesar disso, ninguém estava satisfeito, o clube e Cristiano queriam mais, até que chegou o incrível ano de 2014, quando Cristiano Ronaldo e o Real Madrid comandado por Carlo Ancelotti, fizeram uma ótima campanha na Champions e após fazer uma das viradas mais incríveis da história do futebol vencendo o rival de cidade Atlético de Madrid por 4 a 1, levaram a tão sonhada “La Décima”, com o último gol da partida tendo sido marcado por Cristiano. Naquela edição da Champions, o Robô fez um recorde que até hoje não foi quebrado, ele marcou simplesmente 17 gols em uma edição de Champions, coisa que será muito difícil de superar, e é claro, foi premiado naquele ano com o terceiro prêmio de melhor jogador do mundo da sua carreira.
Em 2016, o Real Madrid estava motivado pelo sucesso do Barcelona na temporada anterior, e contava com Zidane como técnico, mais uma vez, a equipe alcançou a final da Champions e enfrentou o Atlético de Madrid novamente, dessa vez, a decisão do troféu foi para os pênaltis, com Cr7 convertendo a última cobrança para dar o título de número 11 da competição para o Real Madrid e o terceiro título de Liga dos Campeões da sua carreira. Ele encerrou aquela temporada com 51 gols e 15 assistências em 48 jogos, e foi novamente eleito o melhor jogador do mundo.
Vencer a Champions e o melhor do mundo, foram feitos que se repetiram na sua carreira na temporada de 2016/17, quando, após ter números ótimos com 42 gols e 12 assistências em 46 jogos, ele marcou 2 gols na decisão da Champions contra a Juventus, marcou 12 gols em 13 partidas naquela Champions, e terminou o ano novamente sendo eleito melhor do mundo.
Em 2017/18, novamente uma temporada impecável do português, marcou 44 gols e deu 8 passes para gols em 44 jogos, foi o artilheiro da Champions com 15 gols em 13 partidas, fez um dos gols mais marcantes da história do futebol, após marcar de bicicleta contra a Juventus na ida das quartas de Champions em Turim, terminou o ano com o título da Champions, mas não foi premiado com o melhor do mundo em 2018, edição que é uma das mais polêmicas da história.
Após todos esses anos, se encerrou o ciclo de Cristiano no Real Madrid, foram 451 gols e 119 assistências em 438 jogos, se tornando o maior artilheiro da história dos Merengues, sendo um dos, se não o maior jogador da história do Real, e foi peça fundamental em uma das eras mais vitoriosas dos Madridistas, sendo com toda a certeza, a contratação das contratações.
Confira aqui os detalhes desta negociação no meu instagram;
- Veja também o artigo sobre A Melhor Temporada de Cada Time BR