Jogadores que jogavam na Europa e voltaram para o Brasil arrebentando

Quando um jogador já consagrado, que fez grandes atuações no futebol europeu, foi muito útil ao clube mas já está com idade avançada, é comum que ele volte para o seu país de origem para encerrar a sua carreira em algum clube do seu país natal, como aconteceu com Fernandinho, que voltou para o Athletico-PR. Então hoje iremos ver, brasileiros que foram craques na Europa e voltaram com tudo para o Brasil.

Rafinha retornou ao Brasil – Flamengo

Começamos a lista com um caso recente, o do lateral direito Rafinha, que passou grande parte da sua carreira no Bayern de Munique, onde conquistou vários títulos, entre eles Bundesliga, Champions League e Mundial de Clubes, tendo uma carreira extremamente vitoriosa em sua passagem na Alemanha. Mas em um momento, o Bayern viu que os serviços de Rafinha não seriam mais úteis ao clube, então ele foi dispensado.

Logo após sair do clube, muito se esperava que ele continuaria na Europa, talvez ir jogar em outro clube a altura do Bayern, mas ele escolheu retornar ao Brasil para jogar no Flamengo de Jorge Jesus, time que foi um dos melhores da década. Pelo Flamengo, Rafinha rendeu muito, foi um lateral extremamente regular, e era sem sombra de dúvidas o melhor lateral direito do Brasil na época, sem contar que foi extremamente vitorioso e foi peça chave nas conquistas da Libertadores e do Brasileirão de 2019.

Logo após essa grande temporada, ele retornou à Europa e ainda jogou no Grêmio, onde não teve o mesmo sucesso e atualmente, está no São Paulo, mas nada se compara ao nível do futebol que ele jogou em 2019, e mesmo com muitos anos jogando no Bayern, 2019 ainda é considerada por muitos como a melhor temporada da sua carreira.

Ronaldinho Gaúcho retornou ao Brasil – Atlético Mineiro 

Agora, iremos falar de um dos casos mais famoso, quando Ronaldinho Gaúcho, um dos melhores jogadores da história do futebol, resolveu voltar para o Brasil e defender as cores do Atlético Mineiro.

Claro que se tinha certas expectativas em relação ao retorno do bruxo ao Brasil, mas ele superou todas elas. Ele jogou um futebol de gênio no país, parecia que estava em seu auge, fazia jogadas de gênio, assistências incríveis, gols memoráveis e grandes atuações.

Mas a cereja do bolo viria com a conquista da primeira Libertadores da história do Galo, com participação direta de Ronaldinho, um momento mágico, que colocou Ronaldinho pra sempre na história do galo, e aquela, foi a última temporada em alto nível do craque, visto que depois ficou sem jogar e veio a se aposentar em 2018. 

Ronaldo – Corinthians 

Em um caso semelhante ao de Ronaldinho, temos a polêmica volta de Ronaldo ao Brasil, visto que muito se falava que ele assinaria com o Flamengo, já que havia diversas vezes se declarado torcedor do rubro negro e estava se recuperando de uma lesão nas dependências do Flamengo. Mas para a grande surpresa de todos, ele assinou em 2009 com o Corinthians, onde surpreendeu até os mais otimistas corintianos.

Ronaldo voltava de lesões graves, e estava acima do peso, o que gerou a impressão de que ele não iria conseguir dar o seu melhor em campo, mas ele provou o porquê de ser chamado de fenômeno e de ser um dos melhores jogadores de todos, ele simplesmente foi brutal jogando pelo Corinthians, mesmo voltando de lesão e acima do peso, ele fez atuações que eram muito acima da média para o futebol do Brasil, como por exemplo, o gol de cavadinha contra o Santos em plena Vila Belmiro.

Com Ronaldo, o Corinthians conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil de 2009, com participação direta do craque, que foi peça chave naquele esquema, e ficou marcado como um dos retornos de craques ao Brasil mais polêmicos e vitoriosos.

Romário – Flamengo 

Esse foi um dos retornos mais surpreendentes, porque enquanto os jogadores retornam ao Brasil no final de suas carreiras quando já não estão em alto nível, Romário fez o contrário, voltou ao Brasil para jogar no Flamengo em 1995 em seu auge, quando tinha acabado de vencer a Copa do Mundo de 1994 e ser eleito o melhor jogador do mundo.

Coletivamente, Romário venceu apenas dois cariocas pelo Flamengo, o de 1996 e de 1999, mas individualmente, ele mostrou o porquê de ser o melhor do mundo, em duas passagens pelo Flamengo, ele marcou 204 gols, se tornando nesse curto período de tempo, o 4º maior artilheiro da história do Flamengo, tendo uma assustadora marca de em 5 anos, ter média de mais de 40 gols por ano no Flamengo, mostrando que claramente estava acima da média, tanto para o futebol brasileiro, tanto para o mundial.

Essas foram os principais casos de jogadores que retornaram ao Brasil com tudo, jogando ainda em alto nível, será que caras como Fernandinho e Vidal, que vieram ao Brasil no fim de carreira, irão fazer história como esses listados? é o que veremos nos próximos anos.

Confira aqui os detalhes desta negociação no meu instagram;

Samuel Marques

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *