Hoje em dia, os clubes têm fortes investimentos e trabalho de desenvolvimento nas categorias de base e em olheiros que observam jovens talentos, com objetivo de transformar esses jovens em grandes jogadores do futebol mundial. Então hoje, iremos ver quais são as melhores promessas que surgiram no futebol europeu e estão com um grande potencial atualmente.
Pedri – Barcelona
Um jovem que ficou muito marcado por se destacar no Barcelona, Pedri fez sua estreia em 2019, e logo encantou o mundo com suas boas atuações em meio ao um cenário caótico dentro do clube.
Pedri começou sua carreira em uma época extremamente instável, onde o Barcelona estava em uma enorme crise financeira e graças orçamento baixo para transferências e ao mal histórico de transferências recentes, o Barça decidiu buscar jogadores em casa mesmo, e foi em La Masia e deu valiosas oportunidades a diversos jovens, e um deles, foi Pedri, que aproveitou muito bem as oportunidades.
Logo o jogador garantiu o seu lugar no meio do time Culé, se mostrando um jogador muito criativo e diversas vezes comparados com o treinador do time Xavi em seus tempos de jogadores, pela sua capacidade de criação de jogadas e criatividade, tanto que Pedri já vale 80 Milhões de Euros, e deve ser bem aproveitado pelo Barcelona nos próximos anos.
Pedri é uma das principais promessas do futebol mundial, querendo ou não, é incrível o que ele fez de conseguir mostrar todo seu talento mesmo em um time beirando muitas vezes a falência e ainda para completar, Pedri é o camisa 10 da seleção espanhola aos 19 anos. Certamente ele irá evoluir e se tornar um grande meia dessa nova geração.
Mason Mount – Chelsea
Cria das categorias do Chelsea, esse jogador já pode ser considerado uma realidade por muita coisa que já fez em sua curta carreira, mas com base no seu potencial e algumas atuações, Mount deixa a impressão de que ele ainda pode fazer muito mais.
O diferencial desse jogador, é que ele vem da base de um time bilionário, o que mostra como o trabalho da base é importante, independente se tiver dinheiro para comprar grandes atletas ou não, e Mount foi mais aproveitado com a chegada de Thomas Tuchel, teve oportunidades no time principal e não deixou passar.
Mostrando se um grande criador de jogadas e organizador de jogo, Mount rapidamente se firmou como titular no esquema de Tuchel que conquistou a Champions League em 2020/21, e a cereja do bolo veio na grande final, quando contra o Manchester City, o jovem atleta deu uma assistência genial para Havertz marcar e dar o título aos Blues, e foi uma assistência que necessitava muita visão de jogo, coisa que o jogador tem em abundância, e pode ser considerado um dos melhores meias da atualidade, inclusive sendo constantemente convocado para a seleção inglesa.
Mount está com 23 anos, por tudo que já fez dentro de campo, poderia ser já uma realidade, mas olhando tudo que ele entrega, temos certeza de que ele ainda pode evoluir e entregar muito mais do que já faz hoje em dia, se manter o foco, Mount chega para ser um dos melhores jogadores da próxima geração.
Camavinga – Real Madrid
Avançando na lista de grandes promessas, chegamos a uma que atua no Real Madrid, mas diferente dos outros, não surgiu na base do clube, e sim foi comprado pelo time após impressionar com seu bom futebol na liga francesa atuando pelo Rennes.
Em 2021, os Merengues pagaram 30 Milhões de Euros pelo atleta, que veio para ser substituto dos meias do Real, mas foi além disso, o jogador se mostrou muito forte, sendo o cara que recuperava bolas no meio e já distribuía para o ataque, mas também, conseguia fazer boas aproximações na área e marcar gols.
As atuações do francês foram tão impressionantes, que muitas vezes os torcedores Madridistas diziam que quando ele entrava, o meio ganhava mais consistência e que ele deveria entrar no lugar da lenda do Real Madrid Toni Kroos, para vermos o quão bom Camavinga é.
No fim das contas, ele atuou mais pela La Liga, marcando alguns gols importantes e ajudando na conquista do campeonato, mas também, entrou frequentemente no mata-mata da Champions, na maioria das vezes, entrando na vaga do já citado Kroos, e melhorando o meio do time. Camavinga ainda tem muito potencial, e o Real Madrid entende que o time logo precisará de jovens peças para reformular o elenco, e o jovem de 19 anos, chega para tomar o meio do Real nos próximos anos.
Phil Foden – Manchester City
Aqui, temos um jogador que seria muito improvável de ter espaço em seu time, já que vinha das bases de outro bilionário, o Manchester City, mas teve oportunidades com Guardiola, e ele mostrou que a base deve ser olhada com mais atenção.
Estreando em 2017, ele como o esperado, não teve muito espaço em meio ao elenco recheado do City mas em 2021, ele ganhou espaço como meia, que era sua posição de origem, e se mostrou um meia muito ofensivo, que pisava bastante na área e marcava gols importantes, fato que fez o técnico usar Foden como centroavante no temporada seguinte.
Com a saída de Agüero, a vaga de camisa 9 do City ficou em aberto, e mesmo com Gabriel Jesus sendo centroavante de ofício, Guardiola observou bem Foden chegando na área e marcando gols e testou o jogador de atacante, fazendo mais a função do falso 9, recuando bastante para abrir espaço e criar jogadas, mas também marcando seus gols, o que fez ele impressionar o mundo, se tornando um dos grandes jogadores da Inglaterra.
Foden está na mesma de Mount, já teria uma carreira consagrada com diversos títulos, mas também tem o potencial de ir muito mais longe, além de que, ele possui uma versatilidade incrível, jogando tanto de matador tanto de armador de jogadas, basta vermos até onde seu potencial irá se desenvolver.
Raphinha – Barcelona
Finalizando a lista, temos o único brasileiro que entra nas melhores promessas, já que os outros como Vini Jr., já são realidade. Raphinha é o jogador mais velho dessa lista, já aos 25 anos, mas passou muito tempo de sua carreira no Leeds, tendo poucas oportunidades de desenvolver seu futebol.
Mas a oportunidade veio em 2021, quando Tite convocou o jogador para a seleção brasileira, e na sua estreia, contra o poderoso Uruguai, o jogador não tremeu e marcou dois gols na vitória por 4 a 1, e naquele momento, passamos a olhar com mais atenção para o trabalho de Raphinha, principalmente na Seleção do Brasil e no Leeds, onde ele se destacou e marcou gols importantes para livrar o time do rebaixamento.
Recentemente, suas boas atuações renderam uma ida ao Barcelona, onde ele marcou seu primeiro gol na sua estreia na pré temporada, e tem grandes chances de brilhar nesse novo projeto do Barcelona, mas principalmente, ele foca para estar inteiro até Novembro, quando ele provavelmente, irá disputar a Copa do Mundo.
Raphinha é uma grande promessa, e muito provável, irá se firmar como um dos grandes atletas brasileiros dessa geração, vamos ver como irá se comportar no novo time e como será seu desempenho na Copa do Mundo.
Esses jogadores são a grande esperança do futuro do futebol, já que mostraram que podem sim manter o alto nível do esporte para os próximos anos. Mas para você, qual dessas promessas irá vingar mais?
Confira aqui os detalhes desta negociação no meu instagram;
- Veja também o artigo sobre Os Maiores Salários do Brasil;
[…] Veja também o artigo sobre As Melhores Promessas da Europa; […]