As equipes brasileiras são grandes formadoras de craques, tendo vários grandes jogadores revelados ao longo da história que hoje estão na Europa disputando campeonatos de alto nível. Então hoje iremos ver quais são as melhores revelações dos times brasileiros nessa última década.
Revelações:
Vini Jr. – Flamengo
Considerado por muitos como o melhor brasileiro da atualidade, Vini Jr. é mais uma das crias do ninho, surgindo no Flamengo com grande potencial em 2017, se mostrando um ponta bem rápido e habilidoso, tanto que isso lhe rendeu uma transferência para o Real Madrid assim que completou 18 anos.
No início, parecia que tinha sido dinheiro jogado fora, porque o jogador não conseguiu se adaptar bem, tanto que a sua primeira grande temporada, foi apenas essa última de 2021/22, quando o jogador já tinha se acostumado com o ritmo europeu e conseguiu se mostrar crucial para o elenco. O jogador foi o terceiro maior artilheiro da La Liga é o segundo maior artilheiro da Champions League e a cereja do bolo, foi quando ele marcou o gol que deu o título na final da Champions para o Real Madrid.
Vinicius certamente demorou a dar resultado e foi rodeado por muita desconfiança ao longo de sua carreira, mas temos certeza que o investimento valeu a pena, e também que ele continuará muitos anos nos Merengues afim de expandir sua vitoriosa carreira, com certeza uma das melhores revelações da década.
Rodrygo – Santos
Chegamos a Santos, o time que tem a melhor base do Brasil historicamente, e o clube não para de ter grandes revelações, como foi o caso de Rodrygo, que se destacou em 2017 e 2018 e logo foi vendido ao Real Madrid, que é um especialista em comprar jovens atletas e desenvolvê-los.
Assim como Vini Jr., Rodrygo também sempre foi muito questionado se iria dar certo no Madrid, e o seu retorno esportivo demorou, mas veio o seu auge em 2021/22, quando o jogador foi muito importante no sistema de Ancelotti, muitas vezes titular, mas muitas vezes vinha do banco e marcava gols importantes, e o jogador sempre será lembrado por ter entrado na semifinal contra o Manchester City e marcado dois gols em praticamente 2 minutos, quando o jogo já parecia perdido e sendo peça chave para o Real ir para a final da Champions, além de também ter entrado quando o Real Madrid tomava 3 a 0 do Chelsea e marcar um gol no seu primeiro toque na bola de levar o jogo para a prorrogação.
Certamente Rodrygo ainda não estourou todo seu potencial, a tendência é que ele se firme no time titular nesta temporada, mas com certeza o Real Madrid não se arrepende do investimento e também os santistas tem muito orgulho do sucesso de mais uma das suas grandes revelações.
Gabriel Jesus – Palmeiras
Assim como os outros da lista, Gabriel Jesus foi muito jovem para a Europa, após vencer os dois títulos nacionais pelo Palmeiras, Gabriel era muito cobiçado por vários clubes europeus, mas foi o Manchester City quem conseguiu contratar o até então jovem atleta.
O jogador ficou de 2016 até 2022 no Manchester City, e participava do rodízio de Pep Guardiola, muitas vezes titular, muitas vezes entrando e marcando gols importantes, e nesse tempo, o jogador também fazia ótimas atuações atuando de ponta direita, e também aprimorou seu passe, então ele se tornou muito versátil com esse tempo no City, além de ter tido uma carreira muito vitoriosa com o lado azul de Manchester, vencendo 4 Premier League, 1 Copa da Inglaterra, 4 Copa da Liga e 2 Supercopa da Inglaterra, fazendo o jogador ter figurinha carimbada na seleção brasileira, disputado uma Copa do Mundo e ter sido crucial para o título da Copa América do Brasil em 2019, quando ele marcou na semi contra a Argentina e na final contra o Peru, além de também ter dado uma assistência na decisão.
Ele se transferiu para o Arsenal, e já na pré temporada, mostrou que tende a render muito pelos Gunners, vamos ver como ele se sairá nesse novo ciclo, e também se irá para a Copa do Mundo.
Lucas Paquetá – Flamengo
Mais uma cria do ninho, Paquetá é um que surgiu em 2017 e logo foi titular do time do Flamengo, sempre marcando gols importantes e se mostrando um armador com muito potencial, não demorou para começar a ser seduzido pelas propostas europeias.
Logo em 2018, o jovem foi jogar no Milan, onde não teve grande brilho, já que não conseguiu transformar todo seu potencial em realidade na Itália, então ele foi para o Lyon, onde lá ele finalmente conseguiu mostrar ao mundo o verdadeiro Paquetá, se tornou o principal jogador do time francês e também é frequentemente convocado para a seleção brasileira, onde ele foi importante na Copa América de 2020, quando ele veio do banco nas e marcou os gols da classificação, além de também ter se formado como titular da seleção e sendo fundamental para articular o meio do Brasil nas eliminatórias, e com certeza estará na Copa do Mundo, já que tem a confiança de Tite.
O único título de sua carreira é a Copa América de 2019, mas ele certamente deve se transferir para um clube que briga por mais títulos nos próximos anos, mas isso não apaga o fato de, mesmo em clubes mais fracos, ele ainda conseguiu se mostrar um craque.
Neymar Jr. – Santos
Mais um menino da Vila na Lista, Neymar é com certeza a melhor das revelações da última década, surgindo em 2009 e logo se mostrando muito acima da média para o futebol brasileiro, sempre deixando a defesa adversária perdida, e o seu auge no peixe veio em 2011, quando ele ajudou de maneira direta na conquista da Libertadores, marcando um gol na final inclusive.
Todo esse brilho, rendeu uma transferência para o Barcelona, onde Neymar mostrou ser um dos melhores jogadores do Mundo, quando junto com Messi e Suárez, formou o famoso trio MSN que venceu a Champions League de 2015, com o craque marcando os gols mais decisivos da campanha e ainda marcando em cima da Juventus na final. Neymar se mostrou muito acima da média até mesmo para o futebol europeu, e é considerado abaixo apenas de Cristiano Ronaldo e Messi na década, e também é considerado por muitos como o jogador mais habilidoso de toda a história do futebol, o que não é absurdo. Neymar foi para o PSG em 2017, onde está desde então, ele continuou com grandes atuações, e é o principal jogador brasileiro do momento, certamente será a principal referência do Brasil na Copa, e deve ser o jogador que irá puxar a responsabilidade, já que mostrou e disse diversas vezes que está extremamente focado para essa copa.
Neymar foi uma das melhores revelações da história dos times brasileiros, e é um craque por completo, esperamos ver ele jogando em alto nível por mais algum tempo.
Gostou da lista? Ou faltou algum nome? Seja lá qual for, todos esses são grandes jogadores que surgiram no Brasil, e hoje se destacam muito em meio ao desenvolvido futebol europeu.
Confira aqui os detalhes desta negociação no meu instagram;
- Veja também o artigo sobre As Melhores Contratações do Futebol Europeu;
[…] Veja também o artigo sobre As Melhores Revelações do Futebol Brasileiro; […]