Desde o último ano, a arbitragem brasileira está tendo alguns erros inadmissíveis, erros que são cometidos por árbitros já consagrados, muitas vezes, árbitros FIFA, é esses erros vão desde não traçar uma linha de impedimento, até pênaltis inexistentes marcados, é isso vem afetando clubes como Atlético Mineiro, Internacional, Palmeiras, enfim, todos os clubes serão prejudicados em algum momento. Então hoje, irei opinar sobre a péssima arbitragem brasileira e o que a CBF pode e deve fazer para melhorar para que não tenhamos mais prejuízos dentro do esporte.
Os graves erros da arbitragem brasileira
Irei ressaltar aqui, diversos erros da arbitragem, em momento algum irei criticar o clube que foi beneficiado pelos erros dos árbitros, até porque os clubes não tem nada a ver com os erros.
Começando pela partida entre Internacional X Botafogo, onde a arbitragem foi totalmente tendenciosa contra a equipe carioca, em um lance onde a bola bate claramente na barriga do defensor do alvi-negro, e bate de raspão no braço do atleta, sendo que ele já estava recolhendo o braço em um movimento natural. O pior, o juiz marcou a penalidade e ainda expulsou um atleta do Botafogo, que ainda conseguiu virar aquela partida com um jogador a menos em campo.
Na partida em que o Corinthians recebeu o Goiás, tivemos mais um erro claro, que mesmo com o VAR, não foi identificado por algum motivo. O atacante Roger Guedes, chuta a bola da entrada da área e ela bate claramente no ombro do meia Caio Vinícius da Conceição, e o VAR em momento algum chamou o árbitro para avaliar o lance, e respeitou a polêmica marcação de campo, o que é um erro gravíssimo, já que todo pênalti deve ser conferido pelo VAR, ou o árbitro de vídeo não conferiu, ou então ele cometeu erros teóricos graves, já que o fato de ombro não ser considerado mão, é uma regra básica do futebol.
Por fim, temos a mais absurda, na partida de volta entre Palmeiras e São Paulo pela copa do Brasil, o Palmeiras vencia por 2 a 0 quando o atacante do Tricolor Calleri invade a área e é supostamente derrubado por Gustavo Gómez, então o árbitro é chamado até a cabine, e no mesmo lance, havia 3 erros óbvios, o primeiro de Calleri estar claramente adiantado, mas por algum motivo linha de impedimento que é sempre traçada, não foi dessa vez, e logo após, o atacante domina com o braço, contabilizando mais um erro, e em momento algum ele sofre pênalti, inclusive ele puxa a camisa do defensor para forçar o contato. 3 erros graves que não deveriam ser cometidos por um árbitro FIFA.
Minha opinião e punições
Esses são apenas 3 dos vários lances inadmissíveis que a arbitragem está marcando, e é algo realmente preocupante, pois graças a esses juízes, muitos clubes estão tendo um prejuízo esportivo, algo as vezes de teoria do futebol, os árbitros parecem que nunca nem assistiram a uma partida ou sequer leram as regras básicas.
A CBF já enviou pedido de desculpa aos clubes, mas apenas isso e afastar os árbitros, não vai consertar o erro e eles continuaram a ser cometidos, a CBF tem que tomar alguma medida mais drástica urgentemente, alguma punição mais severa, pois são erros que não deveriam ser cometidos, e preocupam o futuro do nosso futebol, esperamos que isso aconteça em breve, pois não dá para ficarmos esperando grande futebol com alguns erros graves que não deveriam ser cometidos por nenhum árbitro, é que são cometidos mesmo com toda a tecnologia do VAR, esperamos mudanças para o futuro do futebol brasileiro.
Confira aqui os detalhes desta negociação no meu instagram;
- Veja também o artigo sobre Os Campeões Inesperados da Champions;
[…] Veja também o artigo sobre A Arbitragem Brasileira; […]
[…] Veja também o artigo sobre O Maior Artilheiro de Cada Liga; […]