Qual campeão da Champions seria mais “fácil” para um time sulamericano vencer em uma final de mundial?

A final da Champions League já está definida, Manchester City e Internazionale disputam o título do maior torneio de clubes do mundo.

E sempre que a Champions se aproxima de seu fim, os torcedores brasileiros já começam a projetar eventuais finais de mundial de clubes de seus times contra o campeão da Champions League.

Neste texto, iremos entrar na brincadeira e analisar taticamente qual finalista da Champions seria mais “fácil” de se enfrentar em uma decisão de mundial.

Times brasileiros que podem ir ao mundial

Sabemos que é apenas uma projeção, mas para sermos realistas, vamos ter que escolher um time brasileiro com uma tática muito boa, que tem chances reais de ir à final do mundial e bater de frente com o campeão europeu.

Então, não poderíamos fazer essa análise se especificar algum time, pois cada time do brasil tem jogadores com características diferentes e suas táticas particulares, então iremos selecionar o melhor clube do Brasil para fazermos essa projeção, até porque o nível europeu é muito maior que o do nosso futebol, então temos que levar nossa melhor força no futebol para pelo menos jogar de igual para igual.

O Palmeiras será o time selecionado para essa projeção, pois joga o melhor futebol do Brasil, tem um grande time e elenco, vem vencendo vários títulos e é favorito para ser campeão de tudo nesta temporada e já venceu a Libertadores duas vezes recentemente.

Menções honrosas:

Iremos deixar uma menção honrosa a duas equipes que poderiam e podem muito bem vencer a Libertadores e ir disputar a final do mundial diante do campeão da Champions, mas que por detalhes e atualidade, não foram escolhidos para a nossa projeção.

O Fluminense vem apresentando um trabalho tático impressionante, até o momento é o melhor brasileiro na Libertadores em aproveitamento, levantou o título carioca e para muitos, é o futebol mais bonito do Brasil.

Porém o Tricolor não será escolhido pois ser o futebol mais bonito não quer dizer ser o melhor futebol, e o Fluminense já apresentou muitas e muitas fragilidades a serem corrigidas, portanto, no momento não é o favorito para chegar e disputar com o campeão da Europa.

O Flamengo, junto com o Palmeiras, vem dominando o futebol brasileiro a alguns anos, e disputou uma final de mundial recentemente diante do Liverpool.

Mas o Flamengo ainda está longe da sua melhor forma, está em início de trabalho com o técnico Jorge Sampaoli e busca melhorar para conseguir levantar títulos.

Análise dos finalistas da Champions

Vamos começar pelo favorito ao título, o Manchester City, que joga o melhor futebol do mundo na atualidade.

O Manchester City joga um futebol sufocante e frio, pressiona seus adversários muito em cima, rouba as bolas ainda no campo de ataque e tem um vasto repertório de jogadas com bola parada e rolando para marcar seus gols.

Para enfrentar o Manchester City, o time tem que saber jogar e se organizar sem a posse de bola, e o Palmeiras sabe muito bem fazer isso, e conhecido por ter uma defesa muito sólida e defensores muito qualificados para desarmar, além de ser muito forte no jogo aéreo e nas transições ofensivas.

O grande problema para enfrentar o City é que além de uma grande tática, o City tem um elenco com muitos talentos individuais, inclusive o melhor jogador do mundo da temporada (Haaland), e são jogadores que tem muitos recursos para marcar, precisam apenas de meia chance para marcar um gol.

Então mesmo que Abel Ferreira de uma maneira inesperada dê um nó tático em Pep Guardiola, ainda sim seria muito difícil segurar por conta da qualidade técnica individual.

Já a Inter, tem uma defesa muito forte, sofrendo apenas 3 gols no mata-mata da Champions, mas não só isso, também sabe jogar ofensivamente, com um meio campo muito povoado e extremamente criativo.

Dito isso, o time mais “fácil” para o nosso melhor time vencer, seria: O Manchester City.

Com certeza é uma surpresa para todos, mas no encaixe tático, o City seria mais viável para que o Palmeiras vencesse esse clube em um eventual mundial.

E a resposta é simples, pois contra o City, o Palmeiras poderia jogar com os mesmos jogadores e tática que está habituado, mas contra a inter, teria que mudar sua tática drasticamente, pois a Inter jogar com 5 jogadores no meio, o que criaria uma superioridade no meio.

Já o City, joga com seus três meias, e como seus zagueiros ficam muito adiantados na pressão, bastava o Palmeiras aguentar a forte pressão e encontrar válvulas de escape nas costas da defesa.

Com a qualidade de passe de Raphael Veiga, e o rápido ataque com Dudu, Rony e Artur, seria algo mais simples para o Palmeiras do que furar a linha de 5 da Inter.

Mas claro, ainda sim seria muito difícil, pois sair da pressão do City não é nada simples, até porque nem os gigantes europeus conseguiram, mas é apenas uma projeção com base na brincadeira feita por muitos brasileiros.

Você concorda, torcedor? 

Confira aqui os detalhes desta negociação no meu instagram;
Veja também o artigo sobre As Partidas da Copa do Brasil;

Samuel Marques

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *