Recentemente, está havendo alguns rumores de que Cristiano Ronaldo, jogador que foi ídolo do Real Madrid, estaria acertando uma ida ao Atlético de Madrid, clube rival de cidade do Real, e certamente a torcida Madridista não iria gostar nada disso, iriam tratar ele como um grande traidor.
Se esses rumores se confirmarem, teríamos uma transferência histórica e Cristiano ficaria marcado para sempre na história das contratações.
E no artigo de hoje, iremos ver alguns jogadores que traçaram esse caminho, jogaram em algum clube e posteriormente na carreira, foram jogar no seu grande rival.
Zlatan Ibrahimović
Logo no início, já temos um grande jogador, que fez grande parte da sua carreira jogando no futebol italiano, e o sueco atuou não por apenas dois clubes que eram rivais, mas sim por três clubes que são muito rivais dentro da Itália.
Chegou em 2004 para defender as cores da Juventus e na sua primeira temporada, foi o artilheiro do campeonato italiano com 16 gols e ajudou a Juve a conquistar o título naquela temporada, o que foram números muito bons contando a jovem idade e o fato de ser a primeira temporada. Na temporada seguinte, Zlatan não manteve o ritmo nos gols, mas contribuiu para que a Velha Senhora conquistasse novamente a Série A Tim.
Até aí, tudo estava no caminho que todos esperavam, mas em 2006, a Juventus foi rebaixada após perder vários pontos na justiça pela descoberta do Calciopoli, o maior esquema de corrupção da história do futebol italiano, e Ibra não queria disputar a segunda divisão, então o jogador forçou sua saída e foi diretamente para a Inter de Milão. Obviamente isso não pegou bem com a torcida da Juve, já que, no momento mais difícil da história do clube, um dos principais jogadores abandonou e foi jogar em um dos maiores rivais do time, com certeza Ibra perdeu muito crédito com a torcida da Velha Senhora, e é lembrado como um jogador que abandonou o clube quando mais precisavam dele. Mas para o sueco, foi uma das melhores decisões, já que na Inter ele foi tricampeão italiano, sendo artilheiro do campeonato em uma das ocasiões.
Mas como já não bastasse uma troca de rival, o jogador encerrou seu ciclo na Inter e foi para o Milan, o maior rival da Inter, e o jogador tem muito mais identificação com o Milan, ele ajudou a tirar o time de uma grande fila para ser campeão do campeonato italiano e se tornou um grande ídolo no clube. Ibrahimovic fez muito por estes 3 clubes, e apesar de os torcedores de Juve e Inter terem um certo ranço do jogador, eles não podem negar que ele foi peça chave sempre que passou pelo clube, e com certeza é um dos jogadores que mais conhecem os clubes da elite da Itália.
Robin van Persie
Avançando na nossa lista, temos o craque holandês van Persie, que chegou ao Arsenal sem grandes expectativas no ano de 2004, mas se não havia expectativas, ele criou e superou todas elas, já que nos Gunners, ele se consolidou como um grande atacante do futebol mundial, muito graças a sua evolução e boa relação com o histórico treinador Arsène Wenger.
Apesar de amar muito o Arsenal e ser muito reconhecido pela torcida, van Persie queria vencer títulos, algo que os Gunners não estavam conseguindo, então, ele fez uma das mudanças mais radicais da sua vida, e foi para o Manchester United para realizar seu sonho de vencer a Premier League, já que, em 8 temporadas de Arsenal, ele venceu apenas uma Copa da Inglaterra.
O Holandês Voador chega aos Red Devils em 2012 e nas mãos de Ferguson logo na sua primeira temporada, van Persie realiza seu sonho de ser campeão do Campeonato Inglês, mas não apenas foi campeão, ele foi peça chave naquele United, já que fez assustadores 26 gols e deu grandiosas 16 assistências naquela temporada de Premier League, e aquele foi, o último título inglês do Manchester United até os dias de hoje.
O jogador afirmou que saiu porque o Arsenal não havia oferecido uma proposta de renovação de contrato, e então, ele já não estava mais nos planos do clube. Mas estando ou não, ele ficou na história do Manchester United e da Premier League, realizando enfim o seu sonho de ser campeão inglês, algo que não foi possível de realizar nos Gunners.
Lewandowski
O Borússia Dortmund tem o Bayern de Munique como seu grande rival, e o clube bávaro tem algo que já ocorre a anos, que é contratar as jovens promessas que surgem bem no Dortmund.
O Borússia pagou cerca de € 4 milhões pelo polonês, que chegou desacreditado mas logo calou todos que duvidaram do seu potencial. Em 187 jogos pelo clube, Lewa marcou 103 gols e deu 42 assistências, se tornando um dos melhores atacantes do mundo com essas boas atuações.
Mas em 2014, o jogador não renovou o seu contrato com o Dortmund, e saiu diretamente para o seu maior rival Bayern, mas ao contrário dos outros casos, Lewa não saiu com nenhuma briga com a torcida, pelo contrário, os torcedores fizeram uma linda despedida para o craque em sua última partida atuando com as cores amarelo e preto.
No Bayern de Munique, Lewandowski se tornou um dos melhores jogadores do mundo, vencendo diversos títulos como Bundesliga, Champions League e também no seu auge onde venceu 2 vezes seguidas o prêmio de Melhor do Mundo da FIFA, além de bater diversos recordes pelo clube bávaro, como aquela grande atuação contra o Wolfsburg, quando o craque marcou 5 gols em 9 minutos, e também quando marcou 41 gols em 29 partidas na Bundesliga.
Lewa com certeza acertou em cheio em ir para o Bayern, e com certeza, deixou muitas saudades aos torcedores do Dortmund, que ficaram muito frustrados ao ver o jogador fazendo história em seu maior rival.
Luís Figo
Não poderíamos deixar de fora o caso mais emblemático de jogadores que foram para o rival, o caso do português Luís Figo, que saiu do Barcelona e foi diretamente para o Real Madrid.
Chegou aos Culés em 1995, e rapidamente com toda a sua classe e maestria, se tornou peça fundamental naquele Barcelona, ajudando a equipe a ser bicampeã da La Liga em 1997/98 e 1998/97. Mas o auge viria no ano 2000, quando ele já estava consolidado como um dos grandes jogadores do futebol, ele foi premiado com a Bola de Ouro.
Também nesse ano, viria o que mais marcou Figo em sua carreira, quando o Real Madrid desembolsou € 60 milhões e tirou o português do Barça, o que gerou um ódio gigante na torcida do Barcelona, ele passou de herói a maior vilão da torcida do Barcelona, e quando o Real Madrid foi ao Camp Nou jogar um El Clássico, ele foi muito xingado, foram queimadas fotos e camisas do jogador, mas o que mais marcou, foi que quando Figo foi cobrar um escanteio, torcedores arremessaram uma cabeça de porco em direção ao jogador, o que foi o ápice do ódio.
Mas querendo ou não, Figo é ídolo no Real Madrid, e o jogador alegou que não se sentia valorizado jogando na Catalunha e isso justificou sua saída.
Esses foram os casos mais polêmicos, de jogadores que fizeram mudanças muito radicais em suas carreiras ao irem para o clube rival, mas em prol, ficaram para a história das grandes transferências da história.
Confira aqui os detalhes desta negociação no meu instagram;
- Veja também o artigo sobre Jogadores que Voltaram ao Brasil;
[…] Veja também o artigo sobre Jogadores que Foram Jogar no Rival; […]