A posição é o que define um jogador, muitas vezes, ele escolhe essa posição pelas suas características, por elas beneficiarem o seu desempenho nessa posição. Não é incomum jogadores mudarem de posição, mas é raro jogadores mudarem de posição e começarem a jogar bem, como jogavam na posição anterior. Hoje, iremos listar esses casos, jogadores que mudaram de posição e jogaram muito.
Philipp Lahm
Um dos maiores ídolos da história do Bayern, Lahm apresentava uma versatilidade muito incomum, sua posição de ofício era lateral e ala direito, mas também tinha muita facilidade para fazer a ala esquerda. Quando sua idade foi avançando e a experiência vindo, Pep Guardiola, na época treinador dos Bávaros, testou colocar o jogador na meia direita, e deu extremamente certo, o jogador dava o equilíbrio ofensivo e defensivo que era necessário para o Bayern e ainda se tornou peça chave no tático, sendo titular absoluto na meia do time.
David Alaba
Alaba é um jogador que mostra uma capacidade de adaptação incrível, começou sua carreira como meia, e, no Bayern de Munique, era mais aproveitado como lateral esquerdo. Mas, com Carlo Ancelotti no Real Madrid, o jogador começou a ser usado e jogar (muita bola) na posição zagueiro pela esquerda, e ainda continuou executando com qualidade a posição da lateral esquerda quando foi necessário, e ainda é aproveitado como meia na seleção austríaca, fazendo com que ele seja um coringa para qualquer time que esteja atuando.
Casemiro
Casemiro teve um dos inícios de carreira mais conturbado de todos, ele era um jogador muito contestado, diversas pessoas acreditavam que o Real Madrid tinha jogado dinheiro fora quando foi buscar o jovem Casemiro no São Paulo. Mas muito dos maus rendimentos de Casemiro, se davam por ser usado em uma posição totalmente diferente de volante, que foi o posicionamento que fez ele se tornar um dos melhores volantes da história. Casemiro era usado como meia ofensivo no São Paulo, mas no clube de Madrid, rapidamente foi adaptado e começou a jogar muita bola.
Sérgio Ramos
Antes de ir ao Real Madrid, o lendário Sérgio Ramos jogou em todas as posições possíveis na zaga no Sevilla, e ainda foi usado como volante, e seguiu sem ser zagueiro até mesmo na seleção espanhola. Mas na passagem de Vanderlei Luxemburgo, o treinador auxiliou Ramos a começar a jogar como zagueiro, e deu muito certo, Sérgio Ramos se imortalizou, é ídolo máximo no Real Madrid e se consagrou como um dos melhores zagueiros da história. Uma das mudanças de posição mais certeiras.
Confira aqui os detalhes desta negociação no meu instagram;
- Veja também o artigo sobre A Melhor Campanha de Cada Liga Europeia;
[…] Veja também o artigo sobre Jogadores Que Mudaram de Posição; […]