Os treinadores hoje em dia, são contratados para não ficarem tanto tempo nos clubes, tenho quase certeza de que você nunca viu um treinador recente permanecer uma década em um mesmo clube.
Mas em alguns casos do passado, alguns treinadores foram contratados, superaram as expectativas dos clubes, e permaneceram muito mais tempo que o normal.
Então hoje, irei matar a sua curiosidade e você verá os treinadores que passaram mais tempo em apenas um único clube do futebol europeu.
Arsène Wenger
Wenger chegou ao Arsenal em 1996, com muita desconfiança, pois tinha apenas um campeonato francês e uma Copa da França de conquistas no currículo, e estava treinando no futebol japonês.
Logo, ele fez uma revolução no Arsenal que pegou em todo o mundo do futebol, ele mudou a dieta dos jogadores e acabou com hábitos comuns para atletas mas que prejudicavam a saúde, como por exemplo, fumar.
Após toda essa revolução física e implementar a sua filosofia de jogo, Wenger se tornou um treinador lendário, passando incríveis 21 anos no comando dos gunners, e conquistando 17 títulos, entre eles, uma Premier League de forma invicta.
Alex Ferguson
Ferguson foi contratado como um treinador promissor para o United em 1986, e a diretoria do clube teve que ser muito paciente para ver os resultados, pois o treinador só conquistou um título 3 anos após a sua chegada, sendo a FA Cup de 1990.
Porém, esse título abriu as portas para uma era extremamente vitoriosa, pois dali em diante, o United iria viver os anos mais gloriosos da sua história.
Hoje em dia, qualquer treinador que passasse 3 anos em um grande clube sem ganhar um único título, com certeza seria demitido, mas o Manchester United mostrou que a paciência em alguns casos vale a pena.
Ferguson só foi deixar o comando dos Red Devils em 2013, conquistando incríveis 38 títulos, entre eles 13 Premier Leagues e 2 Champions Leagues, passando 26 anos no clube inglês.
Diego Simeone
A Espanha era um país extremamente polarizado no futebol, com todos os anos, Real Madrid ou Barcelona levando os títulos, mas isso mudou em 2011, com a chegada de Diego Simeone ao Atlético de Madrid.
Ele fez com que o Atlético de Madrid fosse uma pedra no sapato dos outros dois clubes, e fez uma das eras mais vitoriosas da história do Atlético de Madrid, conquistando, dentro da Espanha, 2 La Liga, 1 Copa do Rei e 1 Supercopa da Espanha.
Mas ele também mudou o patamar do time no cenário europeu, pois venceu 2 Europa League e 2 Supercopa da Europa com o Atlético, além de fazer o time marcar presença em duas finais de Champions League.
Simeone está a 12 anos no Atlético de Madrid, e por enquanto, o Atlético não tem intenção de trocar de treinador, tanto que Simeone é o técnico mais bem pago da Espanha.
Você se lembra de algum outro treinador que passou muito tempo em um único clube torcedor?
Confira aqui os detalhes desta negociação no meu instagram;
- Veja também o artigo sobre Todos Os Goleiros Que Venceram o Melhor Goleiro do Mundo;