Porque os times brasileiros estão dominando a América e a Libertadores?

Das últimas 5 edições de Libertadores, 4 foram vencidas por equipes brasileiras, além de as duas últimas finais do torneio também terem sido disputadas por equipes que representam o Brasil. Além disso, na Copa Sul-Americana os times brasileiros também estão tendo um bom domínio do Brasil, e 2 semifinalistas da competição deste ano são brasileiros. Para completar, já temos um brasileiro confirmado na final desta edição da Libertadores, ou Palmeiras ou o Athletico Paranaense irão disputar a final para chegar à glória eterna. Então no artigo de hoje, iremos ver o motivo de os times brasileiros estarem dominando as competições da América nos últimos anos.

História 

Historicamente falando, o Brasil tem 10 clubes diferentes que já levantaram a taça, totalizando 21 títulos de Libertadores para equipes do Brasil, que está atrás apenas da Argentina, que tem 25 títulos, mas a tendência é que o Brasil ultrapasse a Argentina em títulos e se torne o país com mais títulos de Libertadores.

Até meados da década passada, um clube brasileiro vencer a copa, era algo muito inédito, todos paravam para ver, não que hoje seja diferente, mas na época, tinha um equilíbrio maior, até porque desde 2017, a Libertadores vive em um eixo Brasil e Argentina, onde apenas as equipes desses países tem disputado as fases finais e vencido a copa, mas na época, equipes de vários países davam trabalho na competição, como por exemplo, tivemos a LDU do Equador sendo campeã em cima do Fluminense no Maracanã lotado em 2008. 

Mas depois disso, tivemos um domínio de brasileiros e argentinos, e entre 2010 e 2021, apenas um campeão da Libertadores não era argentino ou brasileiro, e foi o Atlético Nacional da Colômbia em 2016. Mas fora isso, entre esses anos, de 12 edições da copa, 8 foram vencidas por brasileiros, e iremos explicar o porquê de esse domínio do Brasil aconteceu e está acontecendo.

Por que esse domínio brasileiro na Libertadores?

O domínio se dá muito graças ao planejamento, já que os times brasileiros que ganharam, não venceram a Libertadores de maneira isolada, mas vinham de sequência de títulos ou continuaram ganhando títulos após a conquista.

Como exemplo, o Corinthians que venceu em 2012, já vinha de uma sequência de títulos, e continuou tendo conquistas após o ano mágico de 2012, como o Brasileirão de 2015. Também vale citar o Palmeiras, que vinha de vários títulos anteriormente e após vencer a Libertadores em 2020, seguiu vencendo e conquistou mais títulos, além do Flamengo que foi campeão em 2019 e seguiu com a fase vencedora.

Então, a grande sacada está no planejamento a longo prazo do Brasil, enquanto os Argentinos não estão tendo boas equipes, e quando tem, são times de temporada, aquelas equipes que são projetadas para terem apenas uma grande temporada e depois são desfeitas.

Podemos citar o caso do Athletico-PR, que está na semifinal da Libertadores esse ano, mas já vem de títulos importantes nos anos anteriores, como Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, além que fora de campo, o time tem uma diretoria que busca sempre elevar a qualidade do elenco e formar craques na sua base, então essa campanha atual, vem de um trabalho de muitos anos.

Então, o segredo está no bom planejamento, para manter a constância de títulos, fator que os brasileiros estão fazendo muito melhor que os argentinos, e a tendência, é que teremos mais brasileiros no comando da Libertadores e demais competições.

Confira aqui os detalhes desta negociação no meu instagram;

Samuel Marques

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *