O que acontece com o Chelsea?

Apesar de ser um dos clubes mais ricos do mundo e ter feito algumas das contratações mais caras da história da Premier League, o Chelsea hoje é um time que coleciona vexames e é caracterizado pela irregularidade.

Neste texto, você irá ver uma explicação simples, rápida e objetiva de porque o Chelsea enfrenta essas dificuldades, como e quando o clube poderá sair desse momento turbulento e retornar a ser um protagonista no cenário inglês e europeu.

Por que o Chelsea enfrenta essa turbulência?

Em 2003, o russo Roman Abramovich comprou as empresas que controlavam o Chelsea e acabou se tornando o novo dono do clube, e com altas injeções de dinheiro, viu um retorno imediato no clube.

O time passou a obter sucesso em solo nacional, e também começou a aparecer em solo europeu, chegando na decisão da Champions League de 2007/08 e vencendo a edição de 2011/12.

Mas o bom trabalho de Abramovich também se mostrou longevo, pois 9 anos após o primeiro título europeu, os Blues conquistaram o continente uma segunda vez, derrotando dessa vez o rival de projeto bilionário Manchester City.

Tudo começou a dar errado em 2022, quando o governo do Reino Unido impôs sanções para pessoas ligadas ao presidente russo Vladimir Putin, claramente uma resposta aos ataques russos contra a Ucrânia.

E com essas complicações, Abramovich acabou vendendo o clube em Maio de 2022 para o empresário norte-americano Todd Boehly, por 4,25 milhões de Libras (R$ 25,5 bilhões), e desde então, tudo desandou.

O Chelsea começou a se perder no projeto esportivo, mas não por falta de dinheiro, mas sim pelo seu excesso, pois o time começou a fazer contratações por valores muito maiores do que realmente valiam.

Exemplo, o clube londrino pagou 121 milhões de euros, sendo a segunda contratação mais cara da história da Premier League, e na época o jogador valia cerca da metade deste valor.

E o Chelsea foi persistindo no erro, gastando muito, exageradamente em jovens promessas, que não davam garantia de bom futebol, então o time gastou muito em um elenco que ainda não está pronto.

Como se livrar dos erros?

Para voltar a ser protagonista, primeiro o time precisa ser gerido de maneira mais competente, que comece a gastar menos e investir em jogadores prontos, porque, por mais que o elenco do Chelsea tenha talentos, muitos são jogadores que ainda tem que se desenvolver, e não estão 100% prontos.

Bem resumido, mas é um detalhe pequeno que pode trazer de volta um time competitivo e que chega forte para brigar pelos títulos.

O que você faria se fosse diretor do Chelsea?

Confira aqui os detalhes desta negociação no meu instagram;
Veja também o artigo sobre Jogadores Mais Jovens a Marcarem como Profissional;

Samuel Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *